Para o primeiro post nada mais interessante do que aprender como instalar o SQL Server. Mas de uma forma, digamos, menos comum.
Há algum tempo precisei montar uma máquina virtual com o SQL Server para estudos. Para minha infelicidade na hora de executar o GUI de instalação a mesma apresentava erro, para falar verdade não me lembro qual erro era. Naquele momento tentei reiniciar a maquina, procurei soluções na web mas nada adiantou. Como era apenas uma máquina virtual para estudo a solução foi formata-la.
Mas e se fosse uma máquina que não era possível a formatação e/ou você não encontrasse uma forma de solucionar o erro da inicialização da ferramenta gráfica? Uma das formas que poderia ser empregada nesse cenário é a instalação do SQL Server sem uso da ferramenta gráfica.
Mas como é isso? Realizando a instalação usando linha de comando, prompt de comando, via cmd, SQL Server Silent Install ou seja lá como preferem chama-lo.
A instalação via cmd requer vários parâmetros, alguns deles opcionais e outros obrigatórios. Alguns destinados a uma versão especifica do SQL Server, como o SQL Server Express Edition por exemplo. Dê uma olhada nos links a seguir.
Como instalar o SQL Server 2008 do prompt de comando
Como instalar o SQL Server 2008 usando um arquivo de configuração
No exemplo demonstrado aqui estarei utilizando um SQL Server 2008 Evaluation Edition 64 bits. Os componentes instalados serão o SQL Server Engine e o SQL Server Management Studio. O SQL Server Engine e o SQL Server Agent terão uma conta própria para rodar seus respectivos serviços. Será feito a instalação de uma instância nomeada e esta usará os defaults path’s . Como você pôde perceber no primeiro link, existe um número razoável de parâmetros que podem ser utilizados durante a instalação. Para uma melhor organização estaremos usando um arquivo de configuração (segundo link) com os parâmetros definidos, as senhas dos serviços e sa estaremos optando por deixar de fora do arquivos e estaremos fornecendo manualmente na chamada do instalador.
Nosso arquivo de configuração fica assim.
;SQLSERVER2008 Configuration File [SQLSERVER2008] INSTANCEID="INSTANCE1" ACTION="Install" FEATURES=SQLENGINE,SSMS,ADV_SSMS HELP="False" INDICATEPROGRESS="True" QUIET="True" QUIETSIMPLE="False" X86="False" MEDIASOURCE="C:\Users\Administrator\instaladores\sqlserver2008\" ERRORREPORTING="False" INSTALLSHAREDDIR="C:\Program Files\Microsoft SQL Server" INSTALLSHAREDWOWDIR="C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server" INSTANCEDIR="C:\Program Files\Microsoft SQL Server" SQMREPORTING="False" INSTANCENAME="INSTANCE1" AGTSVCACCOUNT="AGENTAccount" AGTSVCSTARTUPTYPE="Manual" SQLSVCSTARTUPTYPE="Automatic" SQLCOLLATION="SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI" SQLSVCACCOUNT="SQLAccount" SQLSYSADMINACCOUNTS="WIN-A3P1A6UA8V5\Administrator" SECURITYMODE="SQL" ADDCURRENTUSERASSQLADMIN="False" TCPENABLED="1" BROWSERSVCSTARTUPTYPE="Manual"
Já pelo cmd executamos o instalador passando os parâmetros restantes.
C:\Users\Administrator\instaladores\sqlserver2008>setup.exe /ConfigurationFile="myConfigurationFile2008.ini" /AGTSVCPASSWORD="agent#123" /SQLSVCPASSWORD="sql#123" /SAPWD="@pf$qL"
Você deverá estar vendo neste momento o progresso da instalação, caso algum erro ocorra você poderá obter mais informações no arquivo de log Summary.txt dentro da pasta Setup Bootstrap. Se tudo ocorreu bem, após o término da instalação, agora só falta você acessar sua recém instalada instância de SQL Server. Seja via SSMS ou sqlcmd.