Como instalar o SQL Server 2008 pelo prompt de comando

Para o primeiro post nada mais interessante do que aprender como instalar o SQL Server. Mas de uma forma, digamos, menos comum.

Há algum tempo precisei montar uma máquina virtual com o SQL Server para estudos. Para minha infelicidade na hora de executar o GUI de instalação a mesma apresentava erro, para falar verdade não me lembro qual erro era. Naquele momento tentei reiniciar a maquina, procurei soluções na web mas nada adiantou. Como era apenas uma máquina virtual para estudo a solução foi formata-la.

Mas e se fosse uma máquina que não era possível a formatação e/ou você não encontrasse uma forma de solucionar o erro da inicialização da ferramenta gráfica? Uma das formas que poderia ser empregada nesse cenário é a instalação do SQL Server sem uso da ferramenta gráfica.

Mas como é isso? Realizando a instalação usando linha de comando, prompt de comando, via cmd, SQL Server Silent Install ou seja lá como preferem chama-lo.

A instalação via cmd requer vários parâmetros, alguns deles opcionais e outros obrigatórios. Alguns destinados a uma versão especifica do SQL Server, como o SQL Server Express Edition por exemplo. Dê uma olhada nos links a seguir.

Como instalar o SQL Server 2008 do prompt de comando

Como instalar o SQL Server 2008 usando um arquivo de configuração

No exemplo demonstrado aqui estarei utilizando um SQL Server 2008 Evaluation Edition 64 bits. Os componentes instalados serão o SQL Server Engine e o SQL Server Management Studio. O SQL Server Engine e o SQL Server Agent terão uma conta própria para rodar seus respectivos serviços. Será feito a instalação de uma instância nomeada e esta usará os defaults path’s . Como você pôde perceber no primeiro link, existe um número razoável de parâmetros que podem ser utilizados durante a instalação. Para uma melhor organização estaremos usando um arquivo de configuração (segundo link) com os parâmetros definidos, as senhas dos serviços e sa estaremos optando por deixar de fora do arquivos e estaremos fornecendo manualmente na chamada do instalador.

Nosso arquivo de configuração fica assim.

;SQLSERVER2008 Configuration File
[SQLSERVER2008]
INSTANCEID="INSTANCE1"
ACTION="Install"
FEATURES=SQLENGINE,SSMS,ADV_SSMS
HELP="False"
INDICATEPROGRESS="True"
QUIET="True"
QUIETSIMPLE="False"
X86="False"
MEDIASOURCE="C:\Users\Administrator\instaladores\sqlserver2008\"
ERRORREPORTING="False"
INSTALLSHAREDDIR="C:\Program Files\Microsoft SQL Server"
INSTALLSHAREDWOWDIR="C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server"
INSTANCEDIR="C:\Program Files\Microsoft SQL Server"
SQMREPORTING="False"
INSTANCENAME="INSTANCE1"
AGTSVCACCOUNT="AGENTAccount"
AGTSVCSTARTUPTYPE="Manual"
SQLSVCSTARTUPTYPE="Automatic"
SQLCOLLATION="SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI"
SQLSVCACCOUNT="SQLAccount"
SQLSYSADMINACCOUNTS="WIN-A3P1A6UA8V5\Administrator"
SECURITYMODE="SQL"
ADDCURRENTUSERASSQLADMIN="False"
TCPENABLED="1"
BROWSERSVCSTARTUPTYPE="Manual"

Já pelo cmd executamos o instalador passando os parâmetros restantes.

C:\Users\Administrator\instaladores\sqlserver2008>setup.exe /ConfigurationFile="myConfigurationFile2008.ini" /AGTSVCPASSWORD="agent#123" /SQLSVCPASSWORD="sql#123" /SAPWD="@pf$qL"

Você deverá estar vendo neste momento o progresso da instalação, caso algum erro ocorra você poderá obter mais informações no arquivo de log Summary.txt dentro da pasta Setup Bootstrap. Se tudo ocorreu bem, após o término da instalação, agora só falta você acessar sua recém instalada instância de SQL Server. Seja via SSMS ou sqlcmd.

Esse post foi publicado em SQLServer e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s